sábado, 31 de julho de 2010



sexta-feira, 30 de julho de 2010

E as cotas?

Acho que o problema não são as cotas, mas sim que estão cuidando do ensino de forma ao contrário, começando pelo fim. Se investisse mais, a começar pela Educação Infantil, onde creio que se alicerça toda base para o que virá a seguir, como também no Ensino Fundamental (I e II), talvez fosse desnecessário pensar em cotas, pois todos teriam as condições cognitivas necessárias para disputar uma vaga acadêmica.

Prof. Alison Gaspar

Eu decidi...


quinta-feira, 29 de julho de 2010

De onde veio esse Sapo?

O sapo pulou em cima da sapateira.
O sapo pulou em baixo da sapateira.
Em cima e em baixo, de onde o sapo pulou?
O sapo pulou para dentro do sapato.
O sapo pulou para fora do sapato.
Para dentro e para fora, de onde o sapo pulou?
O sapo pulou aqui...
 na sala.
Aqui e . Como ele pulou?
O sapo pulou perto do sofá.
O sapo pulou longe do sofá.
Perto e longe, de onde o sapo pulou?
Então, o sapo saiu da sala e entrou no quarto da vovó!
Que susto levou a vovó! E o sapo também!
Agora, você sabe dizer todos os lugares da casa por onde esse sapo pulou?

(Autor: Alison Gaspar)




Prof. Alison Gaspar

Como escolher a pré-escola do seu filho?


Que critérios usar para escolher a melhor Educação Infantil? O Educar para Crescer levantou 15 questões que vão ajudá-lo na tomada da decisão:

Acesse:



http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/escolher-pre-escola-507012.shtml




terça-feira, 27 de julho de 2010

O MEIO em que vivo também é AMBIENTE!

             Algumas Pessoas pensam que está longe delas poder ajudar o planeta de uma maneira eficaz ou grandiosa. Enganam-se! Nem sempre é possível se engajar em causas de combate a poluição do ar, dos rios; fiscalizar o desmatamento ou interferir na caça às baleias. Mas também não estamos isentos de nossas responsabilidades por sermos “cidadãos comuns”. Precisamos e devemos fazer nossa parte URGENTE!
Mas o que posso fazer, eu um assalariado ou uma dona de casa; um balconista, pedreiro, enfim, um trabalhador que mal tem tempo de cuidar da própria vida? Mas cuidar do planeta não é cuidar da própria vida? Conscientizar-se e criar hábitos novos.
          Com um pouco por dia todos faremos muito. E tudo é bem simples. Por exemplo, na hora de jogar algo no lixo já se separa, em sacos separados, o que é reciclável do lixo orgânico. Outra bem fácil e boa o bolso, economize energia elétrica, afinal você não trabalha só para pagar conta de luz, não é? Só mais uma, economize água, mas economize mesmo! Conserte as torneiras que estão pingando, não demore no banho e feche o chuveiro para se ensaboar, utilize a água que sai da máquina de lavar roupas para lavar o chão... São muitas as coisas que podem ser feitas, pense em outras.
   Use o bom senso e não se esqueça que o Meio Ambiente é também o meio em que você vive.
Prof. Alison Gaspar 


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Feliz Dia dos Avós!!!


Prof. Alison Gaspar 
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito".
                                                                                                                              (Clarice Lispector)


domingo, 25 de julho de 2010

Literatura e Matemática na Educação Infantil

     
       A leitura é um forte incentivo na construção do código da língua escrita e pode ser um jeito desafiante e lúdico para as crianças pensarem sobre algumas noções matemáticas, como também relacionar matemática com outras áreas do conhecimento.

      Ao inserir literatura nas aulas de matemática propõe-se, não o seu aprendizado isolado, para depois aplicar na história, mas a exploração de ambos, ao mesmo tempo, proporcionando um desenvolvimento de habilidades matemáticas e de linguagem juntas.

      Conversas sobre idéias matemáticas podem ir surgindo durante a leitura, aproveitando-se, também, que a literatura infantil tem a função de levar a criança, de maneira ativa, à relação entre a linguagem escrita e a falada.

      Com algumas histórias também podemos e devemos explorar, contemplar os Eixos de Trabalho de Natureza e Sociedade, Linguagens Oral, Escrita, Artes Visuais, Movimento e Música, com muito aproveitamento em projetos elaborados pelo professor, sempre observando o Currículo da Instituição e apoiando-se nele para aproveitar ao máximo e com visão por vários ângulos (interdisciplinarmente), o mesmo tema, não ficando impedido de, a partir daí, depois, elaborar outros, sempre com muita fruição.



(Prof Alison Gaspar)