A leitura é um forte incentivo na construção do código da língua escrita e pode ser um jeito desafiante e lúdico para as crianças pensarem sobre algumas noções matemáticas, como também relacionar matemática com outras áreas do conhecimento.
Ao inserir literatura nas aulas de matemática propõe-se, não o seu aprendizado isolado, para depois aplicar na história, mas a exploração de ambos, ao mesmo tempo, proporcionando um desenvolvimento de habilidades matemáticas e de linguagem juntas.
Conversas sobre idéias matemáticas podem ir surgindo durante a leitura, aproveitando-se, também, que a literatura infantil tem a função de levar a criança, de maneira ativa, à relação entre a linguagem escrita e a falada.
Com algumas histórias também podemos e devemos explorar, contemplar os Eixos de Trabalho de Natureza e Sociedade, Linguagens Oral, Escrita, Artes Visuais, Movimento e Música, com muito aproveitamento em projetos elaborados pelo professor, sempre observando o Currículo da Instituição e apoiando-se nele para aproveitar ao máximo e com visão por vários ângulos (interdisciplinarmente), o mesmo tema, não ficando impedido de, a partir daí, depois, elaborar outros, sempre com muita fruição.
(Prof Alison Gaspar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário